domingo, 27 de fevereiro de 2011

Condomínio. Receber Dívidas (I)

Este tipo de questões serão apresentadas a partir das respostas que elaborei para o Portal "Gestão do Condomínio".
É mais fácil assim até porque, para apresentar as questões douro modo teria de refazer os textos e falta-me tempo.

Queestão:
Sou proprietário  e administrador num condomínio em que, ao todo, somos 76 condómimos.

Há 4 fracções com quotas atrasadas desde há 3 anos, de cujas apenas tenho os nomes dos antigos proprietários com os quais já entrei em contacto e simplesmente sabem-me dizer o nome da pessoa a quem venderam.
Já deixei papeis colados na porta a pedir a identificação dos proprietários e simplesmente eles levam os papeis e não me dão resposta nenhuma.

A minha questão é qual é a maneira mais fácil de saber que é o novo proprietário e como devo fazer para “exigir” os pagamentos em atraso.

Obrigado,
Resposta:
Pedindo as certidões (fotocópias simples) relativas a essas fracções, na conservatória do Registo Predial, encontrará os dados do comprador.
Há outra forma de obter todos os dados do comprador: é através da escritura de compra e venda, escritura pública, de cuja o vededor tem uma cópia.
Se optar por obter as fotocópias dos registos e se a venda não tiver sido registada em conservatória, DEVE EXIGIR OS PAGAMENTOS atrasados ao proprietário que constar na conservatória. Ele que venha depois PROVAR que a fraccão já não lhe pertence... com os documentos onde você poderá obter TODOS os dados do comprador. Nesse caso deve ficar com fotocópia autenticada do documento de venda para poder exigir a dívida. E aconselhe o vendedor a exigir ao comprador que faça o registo, que é para não voltar a ter chatices.
O proprietário é sempre, para todos os efeitos, o que constar no registo.
Se a compa tiver sido registada e a morada do compraor não esstiver actualizada (se não obtiver resposta às notificações)


Notificados que sejam os devedores, para pagar, a dívida começa a vencer juros. Se os pagamentos não forem efectuados, convoque Assembleia para o efeito e EXECUTE.

1 comentário:

  1. sou propietario estou em 8condominios propus quitar a divida retirando os juros nao aceitaram preferiram levar para justiça.

    ResponderEliminar